Banco de Portugal: Como obter o seu mapa de responsabilidades

Recentemente o Banco de Portugal anunciou uma nova funcionalidade no seu site, que consiste na possibilidade que poder consultar, de forma rápida e online, o seu mapa de responsabilidades. Vamos, neste artigo, ajuda-lo a consultar essa informação.

Banco de Portugal - Página Inicial

Depois de aceder ao site do Banco de Portugal, em www.bportugal.pt, deverá clicar na imagem “Mapa de Responsabilidades de Crédito“, que se apresenta no menu à direita (verificar imagem acima). Será encaminhado para a página onde poderá ler as condições em que se enquadra este serviço.

Banco de Portugal - Obter mapa

Depois de ler com atenção as condições do serviço, deverá seleccionar a opção “Li e aceito as condições do acesso por via eletrónica à CRC“, conforme demonstra a imagem acima. Uma vez que o mapa de responsabilidades é actualizado mensalmente, pode obter informações sobre um mês em específico, seleccionando-o no espaço que está abaixo das condições.

Com todos os requisitos preenchidos, poderá clicar em “Obter mapa”, que o levará para a página onde escolhe que tipo de acesso pretende (empresa, particulares ou outras instituições). No caso de utilizadores particulares, a autenticação pode ser efectuada através do cartão de cidadão, o que obriga a ter um leitor de cartões compatível e os respectivos dados de acesso. Neste caso, vamos exemplificar com o acesso através dos dados do Portal das Finanças (particular).

Integração Banco de Portugal – Portal das Finanças

Esta ferramenta do Banco de Portugal pressupõe que tenha forma de se autenticar no sistema. Para esse fim, pode utilizar os seus dados de acesso ao site do Portal das Finanças (caso ainda não tenha dados de acesso, pode pedir aqui). A autorização é depois enviada de volta ao site do BP, de forma a garantir que o pedido é efectuado pelo próprio contribuinte.

Banco de Portugal - Acesso do Contribuinte

Depois de introduzir os seus dados, terá de aguardar alguns momentos até que o Banco de Portugal processe o pedido, e envie de volta o ficheiro PDF, com o seu mapa de responsabilidades.

Tags: , , ,

No comments yet.

Deixar uma resposta